« Home | Water stone » | Wet Wolf » | Light stream » | Peppermint rose » | Autumn leaves » | Summer dream » | Blured road » | Narrow bridge » | Rising star » | Fake stars »

Past present

Gosto dessa.

Muito embora já soubesse disso a muito, me dei conta somente agora e com todas as letras, das fortes diferebças que existem entre os registros feitos entre as fotografias fotojornalísticas e documentais, das que são feitas por artistas plásticos... E há ainda outras gamas e nuances por esse meio, mas cita aqui apenas esses dois exemplos, por serem, ou me parecerem, os mais próximos nesse momento, de serem comentados.
E na fotografia feita por artistas plásticos, uma despretenção técnica... Ou melhor: ela pode existir, mas não é com a técnica, que o fotógrafo se preocupa em maior escala e sim, com a conteúdo a ser passado...

Gosto da imagem em diagonal refletida pelo espelho e pelo outro sentido que essa inclinação, que se faz atrvés dele, pode gerar.

Beijo de bom domingo!!!

Cris

Oi Cris

A mim parece-me que, como em muitas actividades, também nestas minhas lides (de um total amadorismo) há sempre perdas e ganhos. E às vezes é necessário optar, entre um enquadramento mais ou menos correcto, exposição de luz, velocidade, etc.
Para além disso (desculpa de mau pagador) há o material que, no meu caso, não ajuda (mesmo) nada. E depois, como todos os amadores, há uma forte componente de experimentalismo que só muito raramente dá certo (por vezes por mero acaso ou sorte). Na verdade, com a minha modesta cybershot de bolso devo ter batido já umas cinco mil chapas e o rácio de aproveitamento não deve estar muito longe de 1/100. Se fosse pensar naquelas de que realmente gosto, então o rácio deve ser 1/300, mais chapa, menos chapa.

Mas é verdade, preocupo-me muito mais com o "sentir" da foto do que com a qualidade técnica e essa é para mim uma virtude da fotografia de amador: ela foge aos cânones e regras dos profissionais e (muito raramente)acaba por surprender e se impor em virtude disso mesmo.

Continuação de bom domingo para ti.

Não sei...

Penso um tantinho diferente. Acredito que devemos mudar um o uso das palavras aqui. No meu ponto de vista, o que chamas de fotografia AMADORA, na verdade trata-se da fotografia doméstica e essa está longe de ser a fotografia que praticas. O que fazes não é amador e isso nota-se pelo olhar e é aí que as definições seguem rumos diferenciados. As fotos artísticvas, não precisam mesmo segior as técnicas no sentido apurado que as fotografias de registro documental apresentam. Há ainda as fotografias profissionais, no sentido de lidarem com materiais a serem comercializados marketeiramente... Também não é o teu caso e portanto, as tuas fotos eu não classificaria como sendo amadoras e sim, artísticas. Amadoras são as fotografias que registram o cotidiano, sem a preocupação com o olhar sob ponto de vista da arte. Nesse caso e para o arttista que se vale de uma máquina e sendo ela qual for, não é a técnica empregada que é o foco maior e sim a sensibilidade no olhar e que por vezes, acaba por acontecer com a técnica, mas essa não é mesmo a marca mais forte desse trabalho. Artistas plásticos fotografam de um mod completamente diferente de fotógrafos documentais e mais diferente ainda são, dos fotógrafos profissionais de marketing.

Obrigada por tua continuidade!!!

Beijo de boa semana!!!
Cris

Post a Comment